Temos como base de nosso trabalho o atendimento transdisciplinar , o que significa que construímos nossas estratégias de intervenção respeitando os múltiplos saberes de cada área, além de respeitar a cultura e crenças do indivíduo e seus familiares.

Desta forma, é realizado um melhor tratamento, sendo possível atender a grande parte das demandas dos nossos clientes, visto que trabalhamos com as práticas baseadas em evidências para o tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo. Todos nossos profissionais são capacitados a atuar em equipe onde se complementam uns aos outros.

Entenda como funciona

Capoeira

A prática da Capoeira Inclusiva contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo, pois o aprendizado dos movimentos básicos possibilitam: melhor coordenação, entendimento, compreensão e aprimoramento da consciência corporal.

Os praticantes estarão sempre aprendendo cantigas de roda e da própria Capoeira, durante as aulas.

Nas aulas o aluno estará sempre em contato com outras pessoas, pois por tradição teremos o jogo da capoeira e rodas.

O aluno terá que tocar instrumentos, cantar e jogar Capoeira, além de ter que se movimentar através desse ritmo.

Educação Física

Tem como objetivo, colocar a prática de atividades físicas no dia a dia de cada aluno. Assim o aluno poderá conhecer, utilizar e dominar o próprio corpo.

Ela permite que se veja o corpo como outro qualquer, podendo superar dificuldades e ter qualidade de vida. Através de habilidades motoras (correr, saltar, agarrar, jogar , entre outras).

As atividades físicas quando bem elaborada, sempre respeitando as limitações de cada indivíduo, terão ótimos resultados no desenvolvimento de cada aluno.

 

Benefícios da Educação Física Especial

Melhora da auto estima, maior flexibilidade, resposta rápida ao estímulo, mais independência, força muscular e resistência, melhor noção de espaço temporal, melhora no humor e comunicação.

Musicoterapia

Benefícios da Música para o Autista:

1.      diminui a ansiedade e o estresse;

2.      desenvolve a coordenação motora;

3.      aumenta o foco e a concentração;

4.      estimula a interação;

5.      ajuda a expressar os sentimentos;

6.      contribui para comunicação por fala e gestos;

7.      melhora a consciência corporal;

8.      reduz a hiperatividade.

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia tem a finalidade de avaliar e intervir a fim de melhorar a comunicação da criança seja ela de forma verbal ou não verbal, onde os objetivos são traçados de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia Investiga as causas do baixo rendimento escolar; Investiga a trajetória de vida: cognitiva e emocional do indivíduo; Diagnostica as dificuldades e os transtornos de aprendizagem; Planeja individualmente a intervenção do paciente; Resgata lacunas que ocorreram ao longo do processo de aprendizagem; Ajuda a superar os obstáculos no processo de aprender.

Psicologia

A Psicologia é responsável pela avaliação neuropsicológica. Após a avaliação e o laudo médico, o profissional psicólogo tem como função junto a equipe e ao supervisor, elaborar o Plano de Intervenção para atender as necessidades específicas de cada pessoa, levando em conta sua individualidade. Além disso, cabe ao psicólogo líder estar em contato com as famílias, orienta-las, e envolver os pais no processo terapêutico dos filhos, tornando-os co-terapeutas, permitindo assim que os mesmos também sejam agentes na evolução de seus próprios filhos.

Acompanhante Terapêutico

O acompanhante terapêutico (A.T) é o profissional que atua na área da saúde ou da educação, com a finalidade de mediar e promover a inclusão social e o desenvolvimento da sociabilidade da pessoa portadora da dificuldade.

Grupo de Habilidades Sociais

O grupo de Habilidades Sociais permite que a criança tenha oportunidades de interagir com seus pares em um ambiente controlado e com apoio de um profissional que irá intervir e mediar as interações facilitando assim o processo, e ajudando a criança a buscar por mais momentos de interação.

Encontro de Pais

Os encontros de pais acontecerão em dias e horários pré-estabelecidos com o intuito de promover a troca de experiências entre os pais, acolhendo as famílias. Os eventos serão abertos ao público, comtemplando também pais de crianças que não frequentam a Clínica Evoluir.

Fisioterapia no Autismo

Papel da Fisioterapia no Autismo:

  • Habilitar e reabilitar funções motoras
  • Promover regulação sensório-motora
  • Melhorar qualidade de vida e independência e autonomia das pessoas com TEA

 

Alguns benefícios da Fisioterapia no Autismo/TEA:

⠀Previne alterações ósseas e articulares

  • Reduz comportamentos de autoestimulação (estereotipias);
  • Melhora do planejamento motor
  • Melhora controle motor grosso e fino;
  • Melhora do tônus muscular;
  • Melhora da postura e equilíbrio;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Estimula habilidades de comunicação.

Terapia Ocupacional

Papel da Terapia Ocupacional no autismo:

As intervenções em Terapia Ocupacional objetivam melhorar ou habilitar o engajamento nas ocupações significativas para a criança e seus familiares, possibilitando o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais para a realização de atividades cotidianas e educacionais, trazendo benefícios nos relacionamentos com família, amigos, escola e lazer, visando conferir à criança autonomia e independência.
Alguns benefícios:
• Promove habilidades para o desempenho de atividades do dia a dia, como usar o banheiro, se vestir, pentear o cabelo, calçar o sapato e escovar os dentes;
• Promove a integração dos sentidos;
• Contribui com a melhora de habilidades motoras finas para realizar atividades como a caligrafia e o uso da tesoura;
• Melhora a concentração e atenção;
• Estimula o brincar funcional e habilidades de comunicação e interação social.

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